terça-feira, 2 de agosto de 2022

Alerta de chuvarada no RS

O INMET publicou um aviso iniciando nesta terça-feira 02/08/2022 às 20h. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). 

Alerta de chuva forte no RS | Foto INMET

Mapa de precipitação acumulada de chuva | Foto: MetSul

 A instabilidade maior, entretanto, está prevista para os próximos dias. Amanhã, quarta-feira, o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul devem ter abundante nebulosidade com chuva a qualquer hora do dia. Fortes áreas de instabilidade vão se formar sobre o Uruguai com chuva e temporais, devendo avançar em parte do para o Oeste e o Sul gaúcho. A grande mudança do tempo no Rio Grande do Sul vai ocorrer na quinta-feira, quando uma frente fria vai cruzar pelo estado e trará chuva generalizada, que pode ser localmente forte e com alguns temporais isolados, embora o risco de tempo severo não deve ser alto. Será quando a chuva vai atingir finalmente cidades da Metade Norte gaúcha. O deslocamento da frente fria na quinta já deve levar chuva mais ao Norte na Região Sul. Há chance de chover na quinta em pontos do Oeste e do Meio-oeste catarinense, em especial, e ainda em cidades do Sudoeste do Paraná. Na sexta-feira, uma massa de ar seco e frio vai tomar conta do Rio Grande do Sul e, com isso, vai afastar a instabilidade. A chuva, então, vai se concentrar de forma mais localizada em Santa Catarina e, principalmente, sobre o Paraná. No próximo fim de semana, as precipitações persistem sobre o Sul do Brasil. A frente não vai conseguir progredir para o Norte pelo bloqueio da massa de ar seco no Brasil Central e tende a se tornar semi-estacionária. A chuva vai se intensificar sobre Santa Catarina e do Paraná. Os mais altos acumulados devem ocorrer em território paranaense. O aumento da instabilidade entre sábado e domingo em Santa Catarina e no Paraná deverá levar a um aumento da nebulosidade no Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul, onde não se pode descartar chuva no próximo fim de semana. Já a Metade Sul, o Oeste e o Centro gaúcho devem seguir com tempo firme.

Fonte/texto: MetSul (clique AQUI)

A instabilidade maior, entretanto, está prevista para os próximos dias. Amanhã, quarta-feira, o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul devem ter abundante nebulosidade com chuva a qualquer hora do dia. Fortes áreas de instabilidade vão se formar sobre o Uruguai com chuva e temporais, devendo avançar em parte do para o Oeste e o Sul gaúcho. A grande mudança do tempo no Rio Grande do Sul vai ocorrer na quinta-feira, quando uma frente fria vai cruzar pelo estado e trará chuva generalizada, que pode ser localmente forte e com alguns temporais isolados, embora o risco de tempo severo não deve ser alto. Será quando a chuva vai atingir finalmente cidades da Metade Norte gaúcha. O deslocamento da frente fria na quinta já deve levar chuva mais ao Norte na Região Sul. Há chance de chover na quinta em pontos do Oeste e do Meio-Oeste catarinense, em especial, e ainda em cidades do Sudoeste do Paraná. Na sexta-feira, uma massa de ar seco e frio vai tomar conta do Rio Grande do Sul e, com isso, vai afastar a instabilidade. A chuva, então, vai se concentrar de forma mais localizada em Santa Catarina e, principalmente, sobre o Paraná. No próximo fim de semana, as precipitações persistem sobre o Sul do Brasil. A frente não vai conseguir progredir para o Norte pelo bloqueio da massa de ar seco no Brasil Central e tende a se tornar semi-estacionária. A chuva vai se intensificar sobre Santa Catarina e do Paraná. Os mais altos acumulados devem ocorrer em território paranaense. O aumento da instabilidade entre sábado e domingo em Santa Catarina e no Paraná deverá levar a um aumento da nebulosidade no Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul, onde não se pode descartar chuva no próximo fim de semana. Já a Metade Sul, o Oeste e o Centro gaúcho devem seguir com tempo firme.

A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/vem-bastante-chuva-nos-extremos-do-sul-do-brasil/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serrinha do Butiá